segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Saiba como conseguir o seu primeiro estágio!

Todos nós sabemos a importância que é estagiar no período da faculdade e o quanto isso conta pontos na vida profissional.

Um estágio pode ajudar você nas mais variadas formas.

 

Desde conseguir experiência na sua área profissional, antes de entrar no mercado de trabalho propriamente dito, como ter aquela graninha extra no fim do mês.

É sempre bom lembrar que ser estagiário requer uma postura igualzinha ao de um profissional.

Veja algumas dicas que separamos para você e boa sorte!

O currículo

Seu currículo é a primeira e principal porta de entrada em uma empresa.

É através dele que as empresas decidirão se você será convidado a participar de uma entrevista ou não. Portanto, capriche no seu CV!

No cabeçalho inclua seus dados pessoais e forma de contato (não se esqueça de incluir telefones, celulares e email).

Verifique 3x que tudo está escrito corretamente.

Nada pior para a sua imagem do que erro de português na sua primeira apresentação não é mesmo?

Se você não se garante, peça para alguém que entenda corrigir para você, como um professor.

Inclua seu curso atual e outros cursos relacionados que possam interessar ao empregador, nada de colocar atividades em outras áreas só se for contar ponto a seu favor, imagine que a pessoa que irá ler seu currículo tem uns 50 além do seu, então seja breve e convincente.

Por exemplo: Se você almeja um estágio em Arquitetura, não precisa citar que você cursou até o 2° semestre faculdade de Gastronomia,as vezes parece óbvio,mas na hora que estamos fazendo um currículo pensamos que quantidade é melhor que qualidade e não é bem assim.

Não minta nem exagere em suas habilidades. Dizer que fala “inglês avançado” e gaguejar numa possível entrevista em inglês (mesmo que seja só uma pergunta pra confirmar que você sabe mesmo) é a certeza de não ser contratado.

As coisas não caem do céu!


Pesquise em sites destinados a esse fim. Não ache que as coisas podem cair do céu. Você precisa sempre estar ligado, pois muitas empresas firmam parcerias com empresas especializadas em contratação de estagiário. Na maioria das vezes as vagas surgem diariamente conforme a necessidade.

 

Aumente sua network. Procure conhecer pessoas que possam ajudar você a conseguir um estágio. Mas nada de puxa-saquismo heim minha gente? Um professor, alguém do seu departamento pode ser uma boa para indicar você caso exista a necessidade. É sempre bom lembrar que você poderá conseguir um estágio quando alguém indicar você.

 
Seja cara de pau. Não precisa ser o Joselito sem noção, mas não aceite "não" como resposta de primeira. Insista, e tente mostrar o quanto você poderá ser útil para o crescimento da empresa que você almeja estagiar.

 Seja Profissional

Se o estágio é uma porta para o mercado de trabalho, se comporte como tal. Procure ver como as pessoas da instituição se vestem e tente entrar em sintonia com o ambiente.

 A Entrevista

 Antes da Entrevista pesquise sobre a empresa e sobre o cargo que você almeja. Ensaie a entrevista e chegue com alguns minutos de antecedência.
Se no processo seletivo for feito dinâmicas tente mostrar quem você realmente é, exaltando suas qualidades. Geralmente as pessoas tentam sempre se sobressair querendo mostrar que é mais dinâmico, que tem iniciativa e tudo mais. Os psicólogos que elaboram isso,tem olho clínico para saber quem você realmente é, e se atenderá ao perfil desejado.

 

 
·         Não minta. Se tiver dúvidas sobre isto, lembre-se do seguinte: “não minta”.

·         Ouça seu entrevistador com atenção. Não se esqueça do nome dele durante a entrevista.

·         Cumprimente-o de pé e com um aperto de mão firme. Firme! E apenas isso! Você não quer interromper a entrevista para que seu interlocutor vá visitar o ortopedista.

·         Apesar de ensaiar a entrevista, não responda mecanicamente ou imediatamente às perguntas feitas. Demonstre estar pensando sobre a questão.

 ·         Procure um tom de voz equilibrado. Não grite e nem sussurre. Pronuncie todas as palavras e termine todas as frases.

 ·         Seja positivo, não comece com reclamações e lamúrias. Mas nada de excesso de otimismo, seja realista.

 Se na entrevista perguntarem "Qual é o seu maior defeito". Evite responder "sou muito perfeccionista". Além de ser uma resposta super manjada e conhecida o entrevistador pode devolver com "Quer dizer então que você só vê o lado ruim das coisas?”.

 Agora é só esperar...

Nunca se desespere. Você enviou o currículo, participou da seleção, da entrevista e agora espera o resultado? Aguarde roendo as unhas em casa, nada de ficar ligando desesperado(a) esperando uma resposta. Pega super mal.

 

Se apesar de todo o preparo e dedicação você por algum motivo não foi chamado, não se preocupe outras oportunidades virão e você tem que sempre ir à luta e não ficar de braços cruzados.

 Procure avaliar se seu perfil está apto para as vagas que você está buscando, procure aperfeiçoar-se com cursos e atividades extracurriculares, pois nunca é demais, mesmo para quem está estagiando.

 
Boa sorte!




 



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCPenney Coupons